Sindicato garante devolução de salários aos Servidores

O dia 05 de julho de 2013 ficou marcado como a maior paralisação realizada pelos servidores públicos de São Bento do Sul. Contudo, apesar do apoio maciço ao movimento, muitos funcionários não deixaram seus postos de trabalho com medo do desconto nos dias parados e perda do auxílio alimentação. De fato a prefeitura descontou as horas paralisadas.

Já nos primeiros dias após o desconto a assessoria jurídica do Sindicato entrou com ação para que os valores descontados fossem restituídos aos servidores. Mas somente neste mês saiu a decisão em segunda instância e favorável ao sindicato da categoria, obrigando a prefeitura não descontar as horas de paralisação. O Assessor Jurídico do Sindicato, Osni Suominsky, explica que sindicato entrou na época com um mandato de segurança, com a demora na decisão da justiça a prefeitura efetuou o desconto. “Agora com essa decisão, o Sindicato deve entrar com um processo administrativo para que a prefeitura restitua os valores descontados dos servidores”, adianta Suominsky.

A presidente do Sindicato, Adriana Zanella, acredita que esta é mais uma grande vitória do trabalhador no serviço público municipal, pois é legítima uma paralisação quando há um atributo forte, como foi na época a falta de reposição salarial. “O movimento poderia ser imensamente maior se os servidores não tivessem o medo do desconto. Aos grandes guerreiros que participaram e tiveram o desconto nos salários, o reconhecimento pela justiça do seu direito de reivindicar é com certeza um grande prêmio”, disse Adriana Zanella.

Na época, o Sindicato dos Servidores Públicos tentou de todas as maneiras uma solução administrativa para que não houvesse o desconto. Como a prefeitura não atendeu as solicitações foi necessária a intervenção via judicial.
Ainda segundo a presidente do sindicato a decisão pode reforçar um novo movimento que possa existir daqui pra frente. “Com a decisão à favor do servidor, em um novo movimento de reivindicação o engajamento pode ser muito maior, pois novamente entraremos pedido a legitimidade, garantindo mais uma vez os salários integrais de todos”, finalizou Adriana.