Mensagem do Sindicato dos Servidores

 

Mais um ano se encerra. E apesar das dificuldades decorrentes da pandemia da COVID e dos entraves criados pelo Governo Federal que tentaram bloquear os direitos dos servidores, 2021 foi um ano de conquistas e realizações.

A Lei Complementar 173/2020 proibiu a concessão de reajustes salariais para os servidores. Mesmo assim o Sindicato conseguiu garantir a reposição inflacionária para os servidores de São Bento do Sul através de um mandado de segurança e para os servidores de Campo Alegre através de um trabalho de convencimento junto à Prefeita Alice Grosskopf para que a própria Prefeitura ingressasse com semelhante ação.
As licenças prêmios, anuênios e progressões que ficaram suspensas voltarão a ser contadas a partir de 1º de janeiro de 2022, e o Sindicato está antenado para garantir que tais direitos sejam integralmente respeitados.

Através de seu corpo jurídico, o Sindicato promoveu a defesa de muitos servidores que estão sofrendo processos disciplinares, sendo que todos aqueles que já foram julgados tiveram resultado positivo.

Categorias foram valorizadas, como os psicopedagogos e os especialistas educacionais. O Sindicato continua em sua luta de valorização, buscando melhores remunerações para os auxiliares de serviço, atendentes educacionais, vigias e outras categorias que são mal remunerados.

Conseguimos antecipar a data-base dos servidores de São Bento do Sul de maio para fevereiro, o que fará com que nos anos eleitorais seja possível a busca de reajustes salariais além da mera reposição inflacionária.

O cálculo do 13º salário dos servidores de Campo Alegre foi corrigido, eliminando uma distorção que prejudicava os servidores que tiravam férias no mês de novembro.

Estamos em via de conseguir a aplicação da hora atividade de 1/3 da jornada de trabalho para os profissionais da Educação de Campo Alegre. E em São Bento as conversações estão acontecendo, onde o Sindicato espera o reconhecimento da Lei Federal 11.738/08, seja pelas vias administrativas ou, se necessário, judicialmente.

Os pontos facultativos voltaram a ser concedidos, anseio que foi retirado em governos municipais anteriores.

Os professores das séries finais de São Bento do Sul conseguiram o adicional de regência de classe, igualando-se aos professores das séries iniciais que conseguiram tal direito em 2005.

Os servidores de São Bento do Sul que continuam na atividade, mesmo já tendo condições de se aposentar, passaram a ter respeitado o abono de permanência, após intensa discussão entre o Sindicato, a Prefeitura e o IPRESBS.

Foi aumentado significativamente a relação de parceiros conveniados com o Sindicato, permitindo que os servidores filiados consigam preços e condições de pagamento melhores em várias segmentos, como gás, médicos, dentistas, psicólogos, supermercados, postos de combustível, material escolar, etc.

Os servidores filiados ao Sindicato contam com aconselhamento jurídico todos os dias da semana, através de atendimento presencial ou online.

Todas estas conquistas decorrem de uma forma diferente de trabalho pelo Sindicato. O diálogo constante, o respeito mútuo e o bom senso têm sido importantes nas relações entre o Sindicato e os Prefeitos de São Bento do Sul e Campo Alegre. Sem jamais abdicar da posição de defesa veemente em favor dos servidores, conseguimos conquistar um relacionamento onde não existe vencedores e nem vencidos, já que o desejo de ambos os lados é sempre garantir que os servidores possam ter um ambiente de trabalho saudável e agradável. Servidor satisfeito é garantia de bons serviços prestados à população.

Muito ainda há para se buscar. As pautas de reivindicações já foram aprovadas e será discutidas já a partir de janeiro do próximo ano. E o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Bento do Sul e Região está trabalhando incessantemente para melhorar a vida dos servidores e garantir seus direitos. Você, servidor e servidora, são a força para que o Sindicato continue lutando por seu direitos. Cada vez que um servidor é beneficiado, o Sindicato se alegra. E toda vez que um servidor é prejudicado, o Sindicato estará ao seu lado para lhe defender.

A Diretoria do Sindicato deseja a todos os servidores um excelente Natal e próspero Ano Novo. Que em 2022 possamos novamente estar juntos para resgatar os anseios da categoria. Juntos, somos mais fortes.