Fórum Sindical de São Bento do Sul e Rio Negrinho reuniu 27 sindicatos para discutir cortes nos direitos dos trabalhadores

Vinte e sete sindicatos estiveram presentes na reunião mensal do Fórum Sindical de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Região, que aconteceu na manhã da terça-feira, 08. O evento aconteceu na sede do Sindicato dos Mecânicos de Joinville.

Para ampliar e unir ainda mais entidades, desta vez foram convidados sindicatos da União Sindical de Joinville, e dos Fóruns Sindicais de Jaraguá do Sul e Criciúma. Os sindicalistas discutiram os cortes nos direitos dos trabalhadores, os impactos que estão na PEC 241 e quais ações podem ser tomadas.

A abertura foi realizada pelos coordenadores do Fórum Sindical de São Bento do Sul e Rio Negrinho, Aroldo Schroeder, e da União Sindical de Joinville, Lourival Pisetta, além do anfitrião, Evangelista dos Santos, presidente do Sindicato dos Mecânicos.

Aberta as discussões, Silvio de Souza, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Plástico de Joinville e Região falou sobre o custeio do movimento sindical. “Não há movimentação das Centrais Sindicais sobre o assunto. Nossas centrais e confederações não falam sobre o assunto. Nada está sendo feito, não se vê nenhum comentário em jornal, site ou qualquer meio de comunicação das entidades. Vamos esperar cortarem tudo, para aí tomar atitude?”, disse Silvio. Ele falou ainda da necessidade de cobrar das centrais sindicais amplos debates sobre a PEC e o corte nos direitos dos trabalhadores. “Precisamos saber quem está realmente do nosso lado”, completou.

Márcio Avelino do Nascimento, diretor do Sindicato dos Servidores de Joinville disse que é preciso entender e resgatar as histórias de conquistas e lutas. Márcio ressaltou ainda a necessidade de empurrar as centrais e federações para o movimento em prol dos direitos dos trabalhadores. “Só nós daqui, das pequenas cidades, não adianta. É preciso movimentar as centrais e federações para nos apoiar e luta conosco”, disse.

Edson Rebelo, secretário-geral do Sindicato do Papel e Químico de Criciúma falou da importância de ir até os trabalhadores para mostrar o que está acontecendo e por que está acontecendo. “Nós temos que ir às fábricas para divulgar para o trabalhador o que está acontecendo, para depois organizarmos até uma grave geral. É nosso dever como sindicalista mostrar os perigos da PEC e as perdas de direitos dos trabalhadores. Temos que fazer o movimento lá em Brasília, lá é o foco”, disse Edson.

O presidente do Sindicato dos trabalhadores nas Indústrias Têxteis de Joinville, Livino Steffens, afirmou que o primeiro passo é a unificação do movimento sindical. “É dia de acordar. O primeiro passo do caminho é a unificação do movimento sindical. O movimento está repartido. O trabalhador não está acreditando com força total no sindicalismo. O trabalhador não quer pagar a contribuição sindical, mas por outro lado quer os mesmos direitos dos associados”. Para Livino, se fosse realizada hoje uma pesquisa com todos os trabalhadores, mais de 90% dos trabalhadores seriam contra o pagamento da contribuição sindical. “O povo está desacreditado dos políticos e indiretamente do movimento sindical. Temos dentro das próprias entidades sindicais, pessoas que são contra os princípios e ideais do meio sindical”, afirmou Livino.

A decisão do STF contra a desaposentação foi criticada Joel Bittencourt, vice-presidente do Sindicato do Papel e Químico de Criciúma. “É o movimento sindical que articula os direitos dos trabalhadores. Se nos últimos 15 dias já houveram tantas mudanças, imagine se a gente não fizer nada. Precisamos articular”, ponderou Joel.

Helayne França, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina relatou alguns problemas enfrentados por sua categoria. Segundo ela, o Estado tem contratado mais de 60% de ACTs, que tem lei diferenciada dos efetivos. Por essa diferença de legislação, é impossível unir a categoria, já que os ACTs, se faltarem três dias consecutivos ou cinco intercalados, têm os contratos rescindidos. “Como eles vão aderir a um movimento de greve se vão ganhar a conta por isso?”, indagou Elaine. Ela ainda alertou sobre a aprovação da lei da mordaça, que proíbe qualquer discussão política dentro das escolas, retirando todas as disciplinas de discussão. “É um absurdo a aprovação desta lei. Nossos alunos não terão matérias importantíssimas para formações sólidas”, avalia.

Antônio Borinelli, diretor do Sindicato dos Plásticos de Joinville citou a acomodação do movimento sindical. “A gente se acomodou enquanto sindicatos, pois conseguimos um governo que nos apoiava e era paternalista e, que depois, infelizmente, se tonou corrupto. Hoje estamos colhendo os frutos, desacreditados perante a opinião pública. É preciso termos coragem, voltar atrás e enfrentar esse governo que está começando e indo contra a classe trabalhadora. Onde estão as federações e confederações? As centrais estão envergonhadas. O governo está dando um calote na classe trabalhadora e nos aposentados. Precisamos admitir que nos acomodamos perante muitas situações e precisamos recuperar isso o quanto antes”, disse.

Para Airton Anhaia, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Bento do Sul e Campo Alegre, uma das únicas questões que uniu completamente o movimento sindical foi a criação do piso regional em Santa Catarina. “Os sindicatos se uniram para a criação e os reajustes do piso regional. União, é isto que precisamos fazer para debater todos os demais assuntos. Nosso papel é defender a classe trabalhadora”, comparou Airton.

Para Longuino Rech, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Joinville as conquistas não foram tão baratas. “Nos anos 70, durante a ditadura, foi a maior dificuldade unir forças, pois quem fazia parte do movimento sindical tinha que se reunir nas sacristias das igrejas, escondidos, podendo ser presos a qualquer momento por isso. As mulheres agricultoras não tinham reconhecimento nenhum, apenas com Constituição de 1988 que elas foram reconhecidas como trabalhadoras”, disse. Segundo ele, em Joinville, o que mais lhe deixa desapontado é a falta de reconhecimento com a classe rural. “Nessa campanha política, por exemplo, nenhum candidato a prefeito citou a importância ou projetos para a agricultura na economia do município. Temos mais de 3 mil famílias rurais, mais de 100 mil pés de palmito, um milhão de sacas de arroz são produzidas por ano, além de toneladas banana, mas o reconhecimento é quase nulo”, lamentou.

Fechadas as discussões, os representantes ainda falaram sobre a plenária estadual, sugerida pelos representantes do Fórum Sindical de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Região. A intenção é que o evento aconteça no início de 2017. A programação deve ser criada na próxima reunião, visando o planejamento no que se refere à vinda de palestrantes e técnicos especializados nos assuntos levantados, além de local apropriado e decisão da data do evento.