Sindicato dos Servidores presente no MOVIDA

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Bento do Sul esteve presente no Ato Público do Movimento em Defesa da Vida, Saúde e Segurança do Trabalhador – MOVIDA, em memória às vítimas de acidente de trabalho de Santa Catarina. O Ato aconteceu na manhã do dia 28 de abril na cidade de Brusque.

O MOVIDA é um Movimento que acontece há 14 anos em Santa Catarina e relembra o dia 28 de abril, dia Mundial em memória das vítimas de acidente de trabalho, data marcada por um grave acidente em uma mina, em Virgínia nos Estados Unidos em 1969, que matou 78 trabalhadores.

Mais de mil pessoas estiveram presentes no Ato, que percorreu as principais ruas da cidade de Brusque e encerrou na escadaria da Igreja Matriz São Luiz Gonzaga.

O encerramento foi marcado pela apresentação de dados de acidentes e doenças laborais a nivel nacional, além de apresentação e aprovação de quatro principais propostas do MOVIDA deste ano, sendo elas:

• Criar o Disk Prevenção de Acidente de Trabalho, objetivando centralizar informações;
  • Estabelecer um ranking estadual apontando as 10 piores empresas (maus exemplos) que mais causam acidentes, doenças e mortes no trabalho, em Santa Catarina;
  • Defender junto ao Ministério Público do Trabalho que as multas advindas dos Termos de Ajustamento de Conduta, sejam revertidas em campanhas de promoção e prevenção às doenças, acidentes e mortes no trabalho;
  • Exigir junto aos setores econômicos, através da Federação das Indústrias, a implantação dos Centros de Reabilitação Funcional para Trabalhadores e Trabalhadoras com problemas de saúde ocasionados por LER/DORT e transtornos psíquicos.