Nota de Esclarecimento – Negociação Salarial 2020

Conforme informado na data de ontem (17/03/2020), hoje pela manhã teríamos a reunião para entrega da pauta negocial com o Prefeito Municipal de São Bento do Sul, Sr. Magno Bollmann. Porém, ao chegarmos no gabinete do prefeito, a secretária nos informou que a reunião havia sido cancelada.
O Presidente do Sindicato, Edemilson Benedito de Assis, solicitou a presença da Secretária de Administração, Margareth Bayerl Keiser, a qual, na tentativa de justificar a ausência do prefeito, informou a paralisação das negociações antes mesmo de iniciarmos qualquer trabalho. Salientou ainda que não será concedido qualquer aumento real ou pautas que importem em aumento de despesa e que a data-base do reajuste não será antecipada em hipótese alguma – justificando inclusive em razão da pandemia de coronavírus.
Muito embora o Sindicato dos Servidores Públicos de São Bento do Sul e Campo Alegre se solidarize com a situação e entenda a gravidade da pandemia, tendo inclusive aberto os convênios médicos de exclusividade dos sócios para todos os servidores, não é aceitável a postura assumida pela Administração Municipal.
Isso porque é notório que a economia sofrerá estagnação – no entanto, o preço da cesta básica, do combustível, da energia elétrica e da água tiveram altas significativas que impactarão diretamente na condição financeira do servidor público municipal.
Além da pauta de reajuste salarial, foram deliberadas inúmeras outras temáticas que repercutem diretamente na carreira dos servidores – as quais sequer puderam ser discutidas. É curioso observar que até mesmo a secretária particular do prefeito se ofereceu para o recebimento da pauta, no que foi proibida pela Secretária de Administração Municipal, Margareth Bayerl Keiser, que por diversas vezes frisou a negativa de recebimento da pauta.
Ressalta-se também que dada reunião foi previamente solicitada pelo Sindicato, em 03 de março de 2020, o qual solicitou que a reunião ocorresse ainda na primeira quinzena de março. O Município, no entanto, buscou de todas as formas postergar a data, mesmo antes do episódio do Coronavírus, agendando então para a data de hoje (18/03), segunda quinzena do mês para, finalmente, cancelar a reunião e decidir não promover qualquer negociação coletiva com o Sindicato.
O Sindicato continuará buscando possibilidades de negociação para que o servidor não saia prejudicado a longo prazo, inclusive com medidas judiciais e administrativas cabíveis. Em última hipótese, passando o atual estado de calamidade pública, poderemos consultar os servidores acerca de eventual greve.
Edemilson Benedito de Assis – Presidente.