NOTA SOBRE OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19

Em meio à pandemia que se instalou, alastrando-se cada vez mais entre nós e modificando muito as formas de comunicação e convivência em nossa comunidade, um ponto positivo – que merece ser ressaltado – é o trabalho árduo e desafiador desempenhado pelos profissionais da Educação do Município de São Bento do Sul, os quais, diante de um cenário totalmente inesperado e com mudanças tão abruptas, estão sendo capazes de se reinventar e de buscar alternativas para continuar a exercer talvez a função mais nobre e necessária em nossa sociedade: a de educar e ensinar, compartilhando e estimulando o conhecimento de nossas crianças e jovens.

E se reinventar, no caso desses caros profissionais, exige um esforço e um comprometimento sobrenaturais, especialmente quando se trata de reajuste de sua rotina doméstica e familiar; de metodologia de ensino; de inclusão digital e utilização de mecanismos audiovisuais; e, acima de tudo, de entrega profissional.

A fim de atender as 800 (oitocentas) horas de trabalho escolar efetivo, exigidas pela Lei de Diretrizes Básicas – e impossibilitados, por força das restrições impostas em razão da pandemia de Covid-19 (coronavírus) de realizar seu trabalho regularmente em sala de aula – os profissionais da Educação estão, dentro de suas casas, trabalhando incessantemente a fim de atender esse novo tipo de demanda.

Cursos e capacitações à distância, principalmente de desenvolvimento de novas estratégias metodológicas; elaboração de Planos de Ensino; criação e organização de grupos de WhatsApp, a fim de, juntamente com os alunos e suas famílias, manterem o processo educacional sem maiores prejuízos à aprendizagem escolar, ainda que à distância; desenvolvimento de novas formas de diálogo e comunicação interativa com os alunos; enfim, são muitas mudanças e sacrifícios exigidos, em tão pouco tempo, mas isso não impede que nossos servidores cumpram com a missão que lhes foi confiada – nem que, para isso, muitos estejam trabalhando 10, 12 ou mesmo 15 horas diárias.

Por isso, em que pese existirem pessoas em nossa comunidade que, desinformadas ou mal intencionadas, suscitam questões como “corte dos salários dos profissionais da Educação” durante a crise, ignorando tudo o que tais servidores estão suportando e realizando a fim de manter a formação do futuro de nossa cidade e país, o momento não sugere o confronto, mas sim uma reflexão: se não somos capazes de entender a importância em manter a educação de nossos filhos e a dignidade dos profissionais que se dispõem a realizar tão nobre tarefa, qual será a nossa prioridade como cidadãos?

Assim, cientes de que muitos sacrifícios ainda serão necessários em prol do controle da propagação do vírus e da manutenção de um serviço público e de qualidade, finalizamos com um enorme MUITO OBRIGADO a todos os servidores públicos municipais de São Bento do Sul e Campo Alegre que estão, diariamente, enfrentando todas as novas adversidades que o contexto atual impõe, especialmente os da Saúde (na frente de batalha), da Educação (com a reinvenção do modo de ensinar e produzir) e todos aqueles que permitem a manutenção dos necessários serviços públicos, servindo a população.

Atenciosamente,

Edemilson Benedito de Assis – Presidente