Sindicato garante reajuste integral da inflação em Campo Alegre

Nesta segunda-feira, 15, aconteceu a terceira reunião de negociação entre o Sindicato dos Servidores Públicos de São Bento do Sul e Região e a Prefeitura de Campo Alegre. Além dos representantes do Sindicato e da Prefeitura, estiveram presentes os membros da comissão de negociação, composta por servidores públicos de diversos setores.

A entrega da pauta de reivindicações aconteceu na semana que antecedeu o carnaval. Na reunião desta segunda-feira, a prefeitura apresentou uma contra-proposta às solicitações do Sindicato, oferecendo apenas 10% de reajuste no salário e no auxílio-alimentação, quando a inflação já havia tirado do bolso do servidor nada menos que 11,28%.

A presidente do Sindicato, Adriana Bombassaro Zanella, afirmou que é inviável que o Servidor receba qualquer valor abaixo da inflação. “Levamos 10 anos para recuperar as perdas salariais históricas. Não podemos aceitar que isso aconteça novamente”, afirmou Adriana.

Com a negativa do Sindicato à proposta inicial, a prefeitura propôs índice de reajuste de 8% imediatamente e mais 3,28% no mês de julho. O Sindicato contrapôs um reajuste imediato de 9%, com parcelamento do restante em maio. Prefeitura e sindicato selaram o acordo definindo o índice em 9% para fevereiro e mais 2,28% em julho.

A presidente do Sindicato disse que o Sindicato não pode negociar um reajuste abaixo da inflação e que sempre luta por ganho real, mesmo sabendo da dificuldade que enfrentam todos os municípios do território brasileiro. “Acreditamos que o índice de 11,28% deveria ser aplicado imediatamente, mas em virtude da situação econômica do município e a baixa na arrecadação, o parcelamento se tornou a única opção para garantir o reajuste integral da inflação”, afirmou Adriana.

Auxílio Alimentação

Para o auxílio alimentação, o Sindicato propôs um aumento acima da inflação, reajustando o auxílio em 12,5%, atingindo o valor de R$180 reais. O mesmo percentual será aplicado ao teto de quem recebe. Antes apenas tinham direito ao auxílio servidores que recebiam até R$ 2300 reais, com o reajuste o teto ficou em R$ 2587 reais.

Outros pedidos da pauta estão em discussão durante as negociações, como as mudanças no desconto das faltas justificadas e no auxílio transporte, além de regras e critérios mais claros para o pagamento de progressão na carreira.