Sindicato e Prefeitura negociam reajuste salarial dos servidores de São Bento do Sul

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Bento do Sul esteve reunido com o prefeito Dr. Antônio Tomazini (PSDB) na tarde desta quinta-feira, 20, para dar início às negociações salariais dos servidores públicos de 2022.

O presidente do Sindicato, Edemilson Benedito de Assis, afirmou que nessa primeira rodada de negociação foram discutidos os reajustes salarial e do auxílio alimentação. “A proposta da prefeitura é de 12,5%, que é a previsão do INPC do mês passado mais 100% das perdas (2,39%) que o governo anterior não deu, devido às restrições criadas pelo governo federal em 2020”, disse Edemilson.

O prefeito Dr. Antonio Tomazini destacou que, caso a inflação deste mês ultrapasse os 10,06% que foi em dezembro/2021, a prefeitura complementará a diferença sobre os esperados 12,5%. O índice da inflação incluindo o mês de janeiro só será divulgado pelo IBGE após 10 de fevereiro, quando então será conhecido o índice exato da correção dos salários dos servidores.

Quanto o auxílio alimentação ainda não foi definido o índice nem a forma de reajuste. Uma próxima rodada de negociação deverá acontecer nos próximos dias onde será definido este item da pauta.

Alguns itens da pauta já avançaram e devem ganhar corpo logo nos próximos dias, enquanto para outros serão criadas comissões especiais, com a participação de servidores dos setores atingidos, que discutirão ao longo do ano as alterações solicitadas pelos servidores em assembleia.

Ganho Real será analisado

A categoria, durante a última assembleia, solicitou um aumento de 5% em ganho real, além das perdas pela inflação. O prefeito disse que aguardará a arrecadação e que caso seja positiva pode beneficiar os servidores com um percentual de aumento real ao longo deste ano.

Salário antecipado em Janeiro

Os servidores de São Bento do Sul terão antecipação do pagamento dos salários neste mês. O salário que geralmente é pago no último dia útil do mês, neste caso na segunda-feira dia 31, será antecipado para sexta-feira dia 28. “É uma forma de auxiliarmos os nossos servidores para o pagamento das contas de início de ano e que não mexe com as finanças públicas, movimentado inclusive o comércio local”, disse Dr. Tomazini.