Servidores de Campo Alegre criam pauta de negociação 2022

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Bento do Sul e Região reuniu ontem, 16, os servidores da prefeitura de Campo Alegre para deliberar quais serão os pedidos da categoria para 2022. Entre os itens da pauta estão o reajuste salarial do INPC mais 5% de ganho real. *O Sindicato já está solicitando uma reunião com a prefeita Alice Grosskopf para entregar a proposta com as reivindicações.*

Outro pedido dos servidores é o reajuste do auxílio alimentação, que está defasado pela falta de reajuste neste ano em virtude da Lei Federal 173/2020. A Lei proibiu reajustes na carreira, funcionais e também ao auxílio alimentação ao funcionalismo público até 31 de dezembro deste ano.

A revisão do Estatuto dos Servidores é outro ponto crucial na ótica do presidente do Sindicato, Edemilson Benedito de Assis. Além de alterações pontuais no estatuto, os servidores reivindicam a implementação do Plano de Cargos e Salários para os funcionários das Águas de Campo Alegre, além da revisão de todo Plano de carreira que precisa de uma atualização.

“Para a Educação a entidade sindical pede que o município se comprometa a instituir o Piso Nacional da Educação Básica e a revisão da hora atividade”, destacou Edemilson.

Outros pedidos são relacionados a mudança do auxílio transporte para toda a categoria, o pagamento de diárias para os motoristas, prêmio assiduidade,  adicional de insalubridade aos Agentes Comunitários de Saúde, banco de horas na proporção de 1 hora trabalhada para 1 hora e meio de folga, além de maior atenção à saúde e segurança do trabalho.

*Comissão e Férias*

Uma comissão com servidores de diversas áreas foi criada durante a Assembleia para acompanhar as negociações.

O Sindicato colocou em votação a proposta da prefeitura sobre às férias coletivas dos servidores de Campo Alegre. Os servidores presentes na assembleia aprovaram, por maioria, a proposta.

*Alteração da Gratificação Natalina*

Outro pedido do Sindicato está na Câmara de Vereadores e já passou em primeira votação. A chamada “Gratificação Natalina”, que nada mais é que o 13º salário que todo trabalhador tem direito. A atual diretoria do Sindicato demonstrou que a fórmula de cálculo estava equivocada e que prejudicava alguns servidores, em especial àqueles que estavam de férias ou licença no mês de novembro”, exemplificou o presidente do Sindicato.

O projeto de Lei que seguirá para segunda discussão e votação, a pedido do Sindicato, prevê que os cálculos do 13º salário deixem de ter como referência apenas do mês de novembro, passando a ter referência à média dos últimos 12 meses, como acontece em São Bento do Sul e outros municípios.

Confira abaixo com a Pauta completa e a proposta aprovada de férias coletivas da Prefeitura de Campo Alegre

Pauta de Negociação da Data-Base 2022 para o Municipio de Campo Alegre (click para abrir)

Oficio de Acordo coletivo de ferias (click para abrir)