Sindicato reunido com o Secretário de Educação de São Bento do Sul

O Sindicato dos Servidores Públicos de São Bento do Sul e Região esteve reunido com o Secretário de Educação, Josias Teres, para sanar algumas dúvidas dos servidores referentes as mais recentes Comunicações Internas.

A principal dúvida levantada pelos servidores através do Sindicato era sobre um requerimento para solicitar a permanência em casa. Sobre isso, o Secretário salientou que o servidor poderá fazer um requerimento caso acredite estar sendo prejudicado. “O servidor trabalhava na Serra Alta e agora foi definido para o Cruzeiro. Antes ele ia apé e agora precisa de condução, ou não tem uma linha de ônibus para a nova unidade ou outro motivo que justifique deve ser colocado do requerimento. O jurídico irá analisar e em caso positivo o servidor poderá ficar em casa, mas perderá o auxílio alimentação”, disse Josias.

Segundo a Secretaria de Educação são oferecidas pelo menos duas opções de local de trabalho para os servidores deslocados de suas unidades habituais, inclusive abrindo a possibilidade de troca de turnos para facilitar para os servidores que tem filhos. “Não dá pra resolver a vida particular de cada servidor, mas podemos alterar os horários para facilitar a vida do nosso trabalhador”, falou Josias.

Desvio de Função

O Sindicato ainda questionou sobre a possibilidade de desvio de função. Segundo Josias, a equipe da Secretaria está muito atenta a esse detalhe. “O professor que prestou concurso para educação infantil deve ir para uma unidade de educação infantil. Já os Atendentes Educativos e Auxiliares de Serviços não têm esse diferencial no concurso, não havendo desvio de função caso saiam das unidades de Educação Infantil para uma de Ensino Fundamental. Mesmo assim, questamos respeitando os pedidos de mudança de turnos”, garantiu o Secretário.

A equipe do secretário ainda ressaltou que esta fazendo o possível para manter o servidor na sua função original, citando o exemplo das Auxiliares de Serviços que atuam na cozinha. “Apesar da função ser genérica, quem trabalhava na cozinha está indo preferencialmente para a cozinha da Educação Fundamental”,  explicou Tatiane Schroeder Alves, Diretora do Departamento de Ensino.

Sindicato pediu que comunicados sejam mais claros

O presidente do Sindicato, Edemilson Benedito de Assis, disse que a reunião foi esclarecedora, mas sugeriu ao Secretário que as CIs – Comunicações Internas, sejam mais claras. Sugeriu ainda que quando houver alterações mais bruscas, que a Secretaria informe através de um vídeo. “É preciso ser bem claro a todos os servidores e muitas vezes um vídeo permite isso. Assim também podemos replicar as instruções da Secretaria em nossas redes sociais, garantindo um alcance ainda maior da informação”, disse Edemilson.

Alteração de Local de Trabalho é ilegal?

É preciso que o servidor público municipal, seja professor, atendente, auxiliar de serviços e outros, entenda que ele prestou um concurso para a Secretaria de Educação, não para uma determinada Escola ou unidade. Não é porque ele está alocado na UNIDADE A que não possa ser transferido para a UNIDADE B. Portanto, a troca por questão reorganização da Secretaria de Educação é possível.